terça-feira, 8 de junho de 2010

"FAZER O BEM SEM OLHAR A QUEM"

O dito popular que intitula este texto, foi-me ensinado muito cedo por minha mãe, que por sua vez aprendeu com a minha avó, que tinha aprendido com a minha bisavó...
Também nunca passou pela minha cabeça publicitar ações, pois não é esse o interesse do grupo. Contudo, chegaram aos meus ouvidos, que algumas pessoas em Jaguaquara estavam questionando o porquê da Câmara de Vereadores ter concedido “homenagens a 25 pessoas que nada fazem pela cidade e que só aparecem uma vez por ano prá tomar cachaça”.
Para essas pessoas, eu gostaria de esclarecer alguns feitos desses vinte e cinco homenageados, para que não fiquem se remoendo na ignorância dos fatos. Com a criação dos Amigos da Toca, onde filhos e amigos de Jaguaquara se reúnem uma vez por ano em Salvador e uma vez por ano no São João de Jaguaquara, lá se vão seis anos de muitas risadas, muitos encontros e muitas cervejas. Mas, aliada a tudo isso, sempre tem uma ação social dirigida ao nosso povo.

Como exemplo:

Natal de 2004 – Brinquedos para as crianças



São João de 2005 – Roupas e sapatos



Natal de 2005 – Cobertores para idosos

São João de 2006 – Cestas Básicas

Natal de 2007 – Leite em pó para crianças

São João 2008 – Material de higiene pessoal

São João de 2009 – Voltamos a distribui roupas e sapatos

A título de informação também, quando o Prefeito Ademir se elegeu pela primeira vez, no segundo mês da sua gestão, ele procurou ter uma reunião com os Amigos da Toca para explicar o que encontrou na Prefeitura e no que poderia contar com os seus conterrâneos. Em seu discurso, no dia vinte e dois de maio de dois mil e dez, durante a homenagem para aquelas vinte e cinco pessoas, ele nominou cada um daqueles que o ajudou junto aos órgãos como Embasa, Secretaria da Saúde, Secretaria da Agricultura, Conder e muitos outros em prol da nossa Cidade.
Vale lembrar também, que as duas maiores festas realizadas em Salvador – Festival de Verão e Carnaval – através de duas empresas de proprietários jaguaquarenses, têm sua renda com a cortesia solidária totalmente revertida para Jaguaquara, onde todo mês de junho, já pelo quarto ano consecutivo, são distribuídos para a cumunidade carente da nossa cidade, camas, cochonetes, cobertores, cadeiras de roda, muletas, filtros, etc.
Para finalizar, gostaria de convidar a todos para se juntarem a nós. Envie o seu nome e e-mail para amigosdatoca@atarde.com.br e cadastre-se para ficar sabendo dos nossos próximos encontros e ações sociais. Quanto mais pessoas tivermos para ajudar a defender as nossas causas, melhores condições daremos a nossa gente. Quem sabe se você não será o homenageado pela Câmara de Vereadores no próximo ano!!!
Temos consciência de que nosso trabalho é como um grão de areia no oceano, mas com certeza faz a diferença para alguns. Isso é o que nos gratifica e nos dá força para caminharmos “fazendo o bem sem olhar a quem”.
Seja você um dos nossos!!!
Elba Araujo Andrade

2 comentários: