terça-feira, 15 de junho de 2010

A C E S S I B I L I D A D E

Acessibilidade significa não apenas permitir que pessoas com deficiências ou mobilidade reduzida participem de atividades que incluem o uso de produtos, serviços e informação, mas a inclusão e extensão do uso destes por todas as parcelas presentes em uma determinada população.

Acho que todos sabem muito bem o que significa a palavra acessibilidade. Depois da última novela do Manoel Carlos, ‘Viver a Vida’, a informação chegou para todos, mostrando as dificuldades, bem como as várias formas de minimizar os problemas enfrentados pelas pessoas com pouca ou nenhuma mobilidade. Esse tema me veio à cabeça, não por estar na moda ou para ser politicamente correta, mas por um episódio que muito me entristeceu esta semana.
No último encontro dos Amigos da Toca – sobre o qual falarei em breve –, no dia 5 de junho, tivemos a alegria de resgatar mais um amigo de infância que há muito estava longe de nós. Quis o destino que ele ficasse preso a uma cadeira de rodas, mas este mesmo destino não conseguiu fazê-lo triste ou depressivo. Ele é superdivertido e tem uma alegria de viver contagiante. Na companhia de sua dedicada esposa, participa de todos os eventos que são convidados, viajam e é louco pelo carnaval de Salvador.
Eles estavam empolgadíssimos para participarem do São João este ano. Contudo, após alguns telefonemas, a ideia teve que ser colocada de lado, pois, nenhum hotel ou pousada em Jaguaquara está adaptado para receber hóspede cadeirante.

Este rapaz é o Dr. Carlos Martins, filho do saudoso ex-Juiz de Direito da Comarca de Jaguaquara, Dr. Rosalvo Martins.
Atenção senhores hoteleiros, precisamos reparar este erro imediatamente. No próximo São João, queremos contar com a presença não só do Carlos, mas também do Ivo, da Liginha, da Rosa, da Dona Neuza... de toda a família Martins e de outros cadeirantes que desejem participar dessa nossa festa.

Elba Andrade

2 comentários:

  1. É isso aí Elba, é preciso ver, e entender, que o mundo mudou e ele é para todos, dos que não são cadeirantes, dos cadeirantes e dos que pregam a igualdade de direitos. Grande abraço e parabéns pela iniciativa.

    ResponderExcluir
  2. Elba,
    obrigado e parabéns, não só por ter a matéria relação direta com minha pessoa, mas por mostrar seu respeito, dedicação e preocupação com o semelhate,digo, com todas as pessoas portadoras de necessidades especiais.
    Isto mostra a grandeza de sua alma e o respeito como cidadã ao princípio da dignidade da pessoa humana, que baliza nossa Constituição.
    É de pessoa como você que o mundo carece de uma verdadeira explosão demográfica, pois isto é que traz e sustenta esta alegria de viver intensamente, que chega a percepção dos amigos irmãos.

    Fortíssimo abraço
    Carlos Martins

    ResponderExcluir