quarta-feira, 7 de julho de 2010

SÃO JOÃO 2010

Para você que conhece, vai entender o que eu vou falar.

O São João de Jaguaquara é muito especial.
Não pela sua organização, ou ornamentação, ou pelas atrações musicais no palco... nada disso.

O São João de Jaguaquara é especial pelo seu povo e pelos visitantes que o seu povo leva.
O São João de Jaguaquara ...
...é a confraternização das famílias, da primeira à última geração;

...é o encontro dos Amigos da Toca no começo do Arrastão,
fazendo a festa com muitos abraços e beijos;

...é o “Grande da Sanfona” que adentra as nossas casas entoando com o seu vozeirão: “ô dona da casa, por Nossa Senhora, dá-me o que bebê, senão eu vou mimbora”;
...são os residentes que abrem suas casas com uma alegria indescritível, para receber os visitantes com bebidas à vontade, petiscos e comidas típicas dispostas
em mesas ornamentadas com grande esmero e carinho;
...é quando o Arrastão já arrebanhou todos os seus participantes, e o licor ainda
não desordenou os passos, e a formação da quadrilha se torna uma bagunça maravilhosa;
...é a Ladeira do Maracás – ai meu Deus! A idade do Arrastão já está começando a nos fazer pensar em inverter o percurso. Pra descer, todo licor ajuda;
...são as ‘performances’, que esse ano foi de casamento na roça,
elaboradas pelos irmãos Amaral (hilárias);
...é chegar na última casa, manter o sorriso no rosto, e gritar prá galera:
até 2011, pessoal!

Em 2010, o forró se aliou ao futebol, deu um tempero muito gostoso na festa, ... e fez surgir personagens interessantes: um ‘grande’ goleiro para uma ‘pequena’ artilheira.

As noites, na praça, a história muda um pouco para...

...muitas meninas e meninos bonitos que se reúnem, para brindar com o
indefectível licor de laranja o friozinho gostoso da nossa querida terrinha.

Resumindo:

O São João de Jaguaquara é só alegria!!!!!

4 comentários:

  1. Sou suspeita para falar desse São João. Nunca passei em outro lugar e também não quero. Como eu sempre disse, meu ano só começa depois de junho. E São João pra mim é a melhor festa do mundo. Primeiro que passo com toda a minha família, meus primos que eu amo, e todos os Amigos da Toca são maravilhosos. Alegria contagiante. Então, não há lugar melhor, concordam? BEIJO A TODOS

    ResponderExcluir
  2. COMENTÁRIO, POR E-MAIL, FEITO POR ALDO COCCORESE:
    Parabéns Elba - bela exposição.
    Parabéns Jaguaquarenses - bela cidade.
    Parabéns Amigos da Toca:
    Bela festa / Belo arrastão.
    Abraço,
    Aldo

    ResponderExcluir
  3. Como sempre o São João de Jaguaquara é a melhor festa do mundo, superando o Carnaval de Salvador.

    ResponderExcluir